O 3º Simpósio Internacional de História Pública ocorrerá na cidade do Crato, situada no coração da chapada do Araripe, na Região do Cariri, no Sul do Ceará.

A região do Cariri, composta pelas cidades de Barbalha, Crato, Jardim, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Porteiras, Santana do Cariri e Nova Olinda, conta com uma grande diversidade cultural. Tem uma favorável localização tanto climática quanto geográfica na Chapada do Araripe, ao sopé da Floresta Nacional do Araripe (FLORA Araripe), primeira floresta nacional instituída no Brasil em 1946, possibilita diversas atrações turísticas, dentre as quais podemos destacar:

img01

Museu de Paleontologia de Santana do Cariri – Pertencente à Universidade Regional do Cariri-URCA local de guarda e estudo de importantes reservas fósseis do Cariri, considerado dos um dos sítios paleontológicos mais importantes do mundo: http://museudepaleontologiaurca.blogspot.com.br/

Museu Paleontológico da Chapada do Araripe –Localizado na Praça da Sé (Matriz), N° 105, na cidade do Crato

img02

Geopark Araripe – Um dos equipamentos mais impostantes da Universidade Regional do Cariri. “uma marca atribuída pela Rede Global de Geoparques (GGN), sob os auspícios da UNESCO a uma área onde sítios do patrimônio geológico (geossítios) representam parte de um conceito notável de proteção (geoconservação), educação (geoeducação) e desenvolvimento sustentável (geoturismo e desenvolvimento territorial).” (retirado do site do Geopark) conheça mais: http://geoparkararipe.org.br/

img03

Horto do Padre Cícero – Um dos locais de romarias mais importantes do país, onde pode-se visitar a Estátua de Pe Cícero Capela, Casa de ex-votos e Museu. (acesso por ônibus da linha Bom Jesus do Horto que sai do Terminal prox. a Praça Pe. Cícero, de mototaxi este trecho sai por aproximadamente R$ 8,00).
Mais informações: http://hortodopadrecicero.net.br/

img04

Socorro – Fica bem próximo a praça Pe. Cícero seu acesso se dá mediante ônibus urbano e transportes alternativos (No Socorro podemos visitar a Capela com os restos mortais do Pe Cícero, bancas e lojas de artesanato, e o cemitério. No largo do Socorro fica também ao Memorial Pe Cícero)

img05

Floresta Nacional do Araripe (FLONA Araripe) – Conta com várias trilhas dentre as quais as mais conhecidas são a trilha do Belmonte e a trilha do Picoto na cidade do Crato. Tanto podem ser feitas a pé como de bicicleta (importante ir em grupo e com guia previamente agendado. Para saber mais:
http://soldatrilhacariri.blogspot.com.br/)

img06

Central de Artesanato Mestre Noza – Importante centro de artistas pulares locais onde pode ser adquirida a tradicional arte do Cariri. (matéria sobre o centro: http://redeglobo.globo.com/acao/noticia/2013/01/conheca-o-centro-de-cultura-popular-mestre-noza-em-juazeiro-do-norte.html)

img07

Balneário do Caldas – Localizado na Chapada do Araripe em Barbalha, conta com inúmeras fontes naturais e piscinas – http://www.balneariodocaldas.com.br

Arajara Park – também localizado em Barbalha (entradas pagas. Consultar preços locais) – www.arajarapark.com.br

img08

Parque Ecológico Riacho do Meio – Importante geosítio do Geopark Araripe, próprio para trilhas. Para saber mais http://geoparkararipe.org.br/geossitio-riacho-do-meio/

Clube Recreativo Grangeiro – Situado no bairro Grangeiro também na cidade do Crato Serrano Atlético Cratense, situado no Lameiro na cidade do Crato

img09

Mercado da Cidade de Juazeiro do Norte – Um dos pontos onde se concentra o artesanato local com trabalhos em couro, cipó, madeira, tecidos e metal.

img10

Santuário Franciscanos na cidade de Juazeiro do Norte

img11

Euroville em Santana do Cariri, Araporanga, na fazenda de José Pereira – “Um pedacinho da Europa está bem no meio do Sertão do Ceará, mais precisamente em Santana do Cariri, no distrito de Araponga, a 559 quilômetros de Fortaleza. Um professor aposentado de Odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Pereira, de 65 anos, criou – com a ajuda dos irmãos – a Euroville, um conjunto de casas com estilo arquitetônico europeu, Portugal, Espanha, Grécia, França, Itália, Inglaterra, até uma réplica da torre Eiffel. (http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/ceara/euroville-um-pedaco-da-europa-sertao-ceara/)

img12

Casa Grande – Memórial do Homem Kariri na cidade de Nova Olinda – Projeto Sócio Educativo reconhecido internacionalmente que tem parceria com a Universidade Regional do Cariri, onde se desenvolvem diversos projeto como rádio popular administrada por crianças, espaço de arqueologia, dentre outros.

img13

Pontal da Santa Cruz de Santana do Cariri – Ponto turístico e mirante de onde pode ser observar uma parte da chapada Chapada do Araripe.
para saber mais: http://geoparkararipe.org.br/pontal-da-santa-cruz/